Psicoterapia de Abordagem Psicanalítica


Por que uma abordagem psicanalítica?

A Psicanálise é uma teoria da personalidade, um método de tratamento e um instrumento de investigação científica, conforme descreve Freud sobre seus próprios achados.

Compreende o homem como um ser global e dotado de um inconsciente que atua como uma segunda consciência, completamente alheia à consciência da vida desperta. 
Assim, a Psicanálise chama a atenção para o fato de que o homem conhece muito pouco sobre o seu interior, necessitando da ajuda de outra mente (no caso, a do analista) para acessar seu mundo inconsciente. 

O objetivo da Psicanálise, nesse sentido, é o de propiciar uma ampliação da mente, tornando pensáveis e nomeáveis sentimentos e sensações que desconhecemos em nós. Este processo transformador, obviamente, traz alguma dor porque nos desaloja de nossas conhecidas teorias sobre nós e sobre os outros. 

Sua proposta é corajosa e audaciosa e, por isso mesmo, requer alguma coragem daqueles que se beneficiam dela: remexer em si mesmo, mergulhar em searas desconhecidas para nossa mente consciente, encontrar-se com os nossos demônios internos. 

Mas nunca este convite de mergulho em águas profundas foi tão necessário, sério e importante como hoje, num tempo de relações líquidas, de mentes destituídas de enraizamento de suas origens, de tempo e de espaço e de angústias inomináveis.

Um comentário: