VALDETE SOARES RAMOS


Psicóloga Clínica - CRP 06/79938
Psicoterapia de abordagem psicanalítica para adultos.


.Formação em Psicanálise no IIP  Instituto Integrado de Psicanálise


Atende de 2a. 4a. e 6a das 08h00 às 19h00.


'OLHO E SOU VISTO, LOGO, EXISTO!' (D. Winnicott)

Segundo Winnicott O “homem maduro é aquele capaz de identificar-se com a sociedade sem ter que sacrificar excessivamente sua espontaneidade  é capaz de atender suas necessidades pessoais sem tornar-se por isto um ser anti-social e de aceitar certa responsabilidade quando isto se tornar necessário”.

Para Winnicott, as doenças psíquicas, particularmente as mais graves , tinham a ver com perturbações que ocorrem durante as fases iniciais da formação do psiquismo, quando o meio ambiente da criança é constituído pelas relações familiares.

Admitindo que cada indivíduo tem uma experiência singular de seu ambiente devido a fatores pessoais, insiste na ideia de que ambiente real, experimentado como facilitador é requisito indispensável ao desenvolvimento saudável das potencialidades do indivíduo.

O estado não integrado  da mente, próprio ao início da vida do recém nascido, estado em que o indivíduo fica sem orientação determinada, capaz de flutuar, de existir sem ter que agir ou reagir é considerado, por Winnicott, essencial ao ato criativo.

Na prática clinica, a noção de estado não-integrado da mente é aplicada, por Winnicott, quando se refere a uma atmosfera especial, na situação analítica, que leva o analista  e seu paciente a ficarem juntos sem experimentar  a irritante busca dos fatos ou do sentido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário